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11 benefícios comprovados da meditação para sua saúde

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Você provavelmente já deve ter ouvido falar da meditação.

Muitas pessoas ressaltam os benefícios de meditar e como a prática transforma suas vidas.

E você, conhece os benefícios dessa prática?

Tem curiosidade de começar e não sabe como?

Então, continue comigo que eu te conto!

 

1- O que é a meditação?

 

Não é por acaso que a meditação é cada vez mais conhecida e praticada. Isso porque meditar traz  inúmeros benefícios para a saúde.

Sabemos que a meditação é uma prática originária do Oriente e vem sendo muito praticada nos países ocidentais. 

Através da meditação nós trazemos o foco para o presente, desligando-se das distrações e dos pensamentos. 

Portanto, meditar te ajuda a aquietar a mente no agora e trazer seu foco para o presente.

Além disso, é comum que a meditação tenha foco na respiração.

Portanto, a meditação é uma prática que pode te auxiliar em diferentes áreas da sua vida. 

Por exemplo, através da meditação, você pode aumentar a sua capacidade de concentração.

Dessa maneira, você consegue ter muito mais foco para estudar ou trabalhar.

 

Em resumo, a meditação promove um aumento do foco, o que tem como benefício principal trazer mais equilíbrio emocional e, por consequência, mental.

Existem diferentes maneiras de meditar, mas a maneira que você escolhe meditar não interfere nos benefícios que a prática traz. 

Você pode meditar com as pernas em posição de lótus ou apenas sentado de maneira comum.

Mas, o mais importante é não perder o foco e praticar diariamente, não se esqueça!

Alguns exemplos de práticas de meditação são:

 

  • Mindfulness: busca focar no presente e conectar seu corpo inteiro com o momento presente;
  • Transcendental: utiliza mantras que são repetidos mentalmente durante a meditação;
  • Guiada: nessa prática, um professor ou orientador guia a meditação, é muito boa para quem tem uma maior dificuldade de concentração para meditar. Pode ser feita em um grupo ou através de áudios.

 

2- Como começar a praticar a meditação: passo a passo simples

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Em primeiro lugar, um dos pontos positivos da meditação é que para começar você não precisa de um local específico e não precisa gastar com equipamentos ou planos de academia, por exemplo.

Porém, é importante conseguir praticar regularmente para alcançar os benefícios que meditar proporciona. 

E isso vale mesmo que você consiga meditar apenas 5 minutos por dia.

Na realidade, se você é iniciante na meditação, o ideal é começar devagar mesmo. Não se exija meditar logo de início 30 minutos por dia.

Isso porque, você pode comparar a meditação a corrida: você começa aos poucos e vai desenvolvendo um condicionamento.

Portanto, para um iniciante, começar com 2 a 5 minutos por dia ou quando você está sob intenso estresse já te ajudarão a gerenciar esse estresse e equilibrar suas emoções.

 

1- Passo a passo simples para começar a meditar

 

Então, o que você precisa fazer para começar a meditar?

Uma maneira prática e simples é a seguinte:

  • Primeiro, procure um local que você possa ficar em silêncio e sem perturbações;
  • Você pode ficar em silêncio ou utilizar áudios com músicas para meditação. Existem diversos no Youtube. Além disso, eu tenho uma prática de relaxamento que você pode utilizar como guia, basta clicar neste link 😉
  • Em seguida, sente-se de uma maneira que fique confortável e feche os olhos;
  • Não tente “não pensar em nada”. Muitos pensamentos vão surgir no começo, isso é normal, apenas acolha eles;
  • Por ultimo, procure prestar atenção na sua respiração e, quando seus pensamentos vaguearem, apenas reconheça isso e retorne a atenção para a sua respiração.

 

Dessa maenira, com apenas alguns minutos por dia, você mesmo poderá perceber os benefícios que a meditação proporciona.

Um bom horário para meditar é pela manhã, principalmente logo depois de você acordar. Isso porque meditar pela manhã vai te ajudar a prevenir o estresse intenso ao longo do dia. Também vai te dar uma energia incrível porque libera endorfina. 

Então, você vai ter muito mais entusiasmo durante seu dia!

Agora, continue comigo e confira mais 11 benefícios da meditação para sua saúde.

 

3- 11 benefícios comprovados de meditar regularmente

 

Meditar regularmente  proporciona muitos benefícios para sua saúde física, mental e também emocional. 

Talvez, o maior deles é que ela é capaz de trazer calma e paz para sua mente.

Porém, existem diversos outros benefícios da meditação. Como por exemplo:

 

  1. Diminui a pressão arterial;
  2. Ajuda a melhorar a concentração e o foco;
  3. Diminuição do estresse. Veja algumas dicas simples para aliviar o estresse no post Os perigos do estresse desenfreado;
  4. Auxilia na ansiedade e depressão. Veja também o post Como sair da ansiedade
  5. Tem impacto no controle das dores físicas (como dores crônicas);
  6. Melhora a percepção de si mesmo,proporciona a busca pelo autoconhecimento.
  7. Leva a ter uma atitude mais positiva perante a vida;
  8. Aumenta a autoconsciencia;
  9. Melhora o sono;
  10. Promove comportamentos altruístas, como gentileza e amorosidade;
  11. Traz benefícios para seu sistema imunológico.

 

Para finalizar, eu quero destacar que a meditação pode facilmente ser incorporada na sua rotina. Porém, não se esqueça que a chave para mudar sua vida com a meditação  é a disciplina. 

Por isso, comece aos poucos e seja paciente consigo mesmo.

E, por último, quero deixar aqui essa citação de Amit Ray para te inspirar a começar hoje mesmo a meditar:

 

“A meditação é um caminho para nutrir e florescer a divindade dentro de você.”

 

E, não se esqueça que você pode entrar em contato comigo por aqui nos comentários ou em em  SERVIÇOS e depois em AVALIAÇÃO INICIAL.

 

Um abraço da Lih!

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