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Como o autocuidado pode te manter longe do estresse

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Ja pensou que uma maneira de ficar longe do estresse é trazer para sua rotina o autocuidado?

Afinal, todos nós já passamos por situações nas quais nos sentimos estressados e sobrecarregados.

Para algumas pessoas, o estresse pode ser motivador. Mas, ele pode afetar sua vida de maneira negativa também.

Quer entender por que o autocuidado é tão importante para sua saúde?

E como você pode identificar se está estressado?

Continue comigo e confira!

 

1- O que é o estresse?

 

Em primeiro lugar, o estresse é uma resposta do nosso corpo a algum estímulo. 

Normalmente, é uma resposta a alguma pressão mental ou emocional que você sofre.

Assim, se você se sente com medo, por exemplo, o organismo libera hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina. E isso acontece porque o organismo está te preparando para a necessidade de uma resposta física. 

Então seu corpo precisa estar preparado para dar uma resposta de fuga ou luta.

Por isso, o estresse é uma reação natural do nosso organismo e, na realidade, não é algo ruim por si só.

Em outras palavras, nós precisamos do estresse ainda hoje para sermos capazes de tomar uma atitude quando surge um risco iminente ou mesmo quando precisamos tomar uma decisão, por exemplo.

Apesar disso, quando o estresse se torna crônico pode levar a um desequilíbrio na sua saúde mental, física e emocional.

Na vida contemporânea, as causas que podem desencadear o estresse são, por exemplo:

  • Trabalho- sentir-se pressionado e angustiado para realizar o trabalho, desemprego, etc;
  • Família- divorcio, relacionamentos difíceis, etc;
  • Saúde- Doenças e perdas familiares;
  • Descanso- não reservar tempo para o lazer, autocuidado, descanso e vida social;
  • Problemas financeiros- dívidas, falta de dinheiro, etc.

Portanto, é importante conseguir reconhecer se você está estressado. Principalmente se o estresse está se tornando desenfreado e afetando a sua qualidade de vida.

Isso porque o estresse pode levar a:

  • Esgotamento mental e fisico,
  • Cansaço constante e/ou excessivo,
  • Problemas para dormir,
  • Depressao,
  • Ansiedade,
  • Dentre outros.

Acesse também o post Os perigos do estresse desenfreado na sua vida e encontre 5 dicas para aliviar o estresse. Não perca!

Portanto, é muito importante conseguir identificar os sinais de que você está estressado, e eu vou falar sobre isso a seguir.

 

2- Quais os sintomas do estresse e como lidar com ele?

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O estresse, como vimos acima, é uma resposta natural do nosso organismo a algum estímulo.

Apesar de normalmente pensarmos no estresse como algo negativo, o estresse nos motiva a agir quando estamos diante de novas experiências, por exemplo.

Portanto, o estresse se torna nocivo para nossa saúde quando surgem episódios de estresse agudo ou quando o estresse se torna crônico.

Em geral, o mais comum é ocorrerem episódios de estresse agudo. 

Contudo, o estresse pode se tornar crônico, o que é extremamente prejudicial para sua saúde física, mental e emocional.

resse agudo ocorre quando uma situação inesperada surge, como por  exemplo uma briga ou um trabalho que surge e precisa ser entregue logo.

Já o estresse crônico é exatamente quando o estresse se prolonga e traz muitos problemas para sua vida.

Alguns sinais mais comuns que indicam que você pode estar enfrentando o estresse crônico ou agudo são:

  • Coração acelerado e suor;
  • Sensação de cansaço constante;
  • Tensão muscular;
  • Esgotamento fisico e mental;
  • Imunidade baixa;
  • Sentir tontura e/ou náuseas;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Alterações no apetite e no sono;
  • Sentir-se sobrecarregado constantemente; 
  • Irritabilidade; 
  • Ansiedade;
  • Alterações constante de humor;
  • Tristeza e crises de choro;
  • Depressão;
  • etc.

Portanto, não deixe de dar atenção para a maneira que seu corpo, mente e suas emoções tem reagido ao estresse. 

E, mais importante ainda é procurar perceber se os sintomas do estresse estão presentes diariamente na sua vida, pois você pode estar passando por um estresse crônico.

Nesse caso, o ideal é buscar imediatamente ajuda profissional.

Além disso,  para reduzir o estresse na sua vida você pode tomar algumas medidas como:

  • Localizar a causa: Descobrir o que está causando o estresse;
  • Descansar o suficiente: dormir entre 7-8 horas por dia;
  • Ter vida social: Buscar atividades de lazer;
  • Buscar ajuda psicológica: quando não conseguir lidar com o estresse;
  • Procurar o autocuidado: isso envolve cuidar de si mesmo como um todo.

 

3- Por que o autocuidado e a vida social são importantes para ficar longe do estresse? 

 

Cultivar o autocuidado no seu dia a dia é muito importante para combater o estresse. 

Isso porque cuidar de si tem a ver com alcançar uma harmonia na sua vida como um todo e conseguir lidar melhor com situações de estresse.

Assim, o autocuidado é algo que traz benefícios para sua saúde emocional, mental e física porque você conscientemente procura fazer atividades que tragam equilíbrio para sua rotina.

Por isso, em primeiro lugar o autocuidado é algo bem pessoal. Ou seja, para algumas pessoas, o autocuidado vem através de:

  • Cudar da pele
  • Cortar o cabelo
  • Se exercitar fisicamente
  • Ir a um spa
  • Escrever num diario
  • Caminhar 
  • Ouvir música
  • Não fazer nada
  • Praticar meditacao

Ja a vida social também é pessoal , porém envolve uma aproximação com outros, o que é muito importante. Segue alguns exemplos:

  • Viajar
  • Participar de eventos familiares ou entre amigos
  • Fazer exercícios físicos em grupo
  • Contato com atividades espirituais em grupo
  • Passear com animais de estimação
  • Caminhar com amigos.

Mas, os exemplos acima são somente para você ter uma ideia. Ter uma rotina de autocuidado e vida social não é algo que você deva se estressar, ficar preocupado ou ter o sentimento de ser obrigado a fazer. 

Longe disso!

Se você curte apenas deitar e relaxar, isso já é uma maneira de se cuidar.

Percebe que o autocuidado tem a ver com se respeitar e ter atenção e carinho consigo mesmo?

Um segundo ponto muito importante nesse processo do autocuidado é cuidar do seu corpo inteiramente.

Em outras palavras, é igualmente importante você dormir bem e se alimentar bem, por exemplo. 

Por isso, não perca o foco de como você está cuidando do seu corpo, da sua mente e das suas emoções, combinado?

Para finalizar, quero destacar que o autocuidado deve ser algo que realmente tire você das preocupações excessivas e da correria do dia a dia, mas principalmente o autocuidado de ser algo que você curta fazer. Simples assim. 

Através do autocuidado, você cria esse momento na sua rotina onde você sai da rotina. Isso vai gerar benefícios para sua saúde como um todo.

E, por ultimo,o autocuidado te ajuda a ficar longe do estresse, que é um grande causador de doenças físicas e mentais.

 

Agora me conta, você está separado um tempo para o seu autocuidado e vida social?

Conte aqui para mim nos comentários 😉

Um abraço da Lih

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