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Quando buscar ajuda psicológica para cuidar da sua saúde emocional?

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Você já parou para pensar que existem momentos na vida que precisamos de ajuda para seguir em frente?

Muitas vezes, é difícil lidar e compreender acontecimentos e emoções nas nossas vidas.

O mais importante é que você saiba que não é preciso estar sozinho nessa busca.

Por isso, neste post vamos conversar sobre quando procurar ajuda para cuidar da sua saúde emocional.

E o quanto ela é importante para sua vida.

 

1- A importância de falar para compreender suas emoções e lidar melhor com elas

 

No post Como cuidar das suas emoções com a ajuda de um profissional você pode ver o quanto falar é importante para diminuir a intensidade de sentimentos negativos, por exemplo. 

Conseguir falar sobre seus sentimentos é essencial para alcançar uma melhor compreensão sobre o que você sente.

Porém, muitas vezes existe uma dificuldade de falar, principalmente sobre sentimentos, com pessoas próximas.

Talvez por timidez ou por não se sentir seguro para expor essas emoções, o fato é que muitas pessoas acabam “segurando os sentimentos para si”.

E guardar os sentimentos para si pode gerar problemas para sua saúde emocional e mental. 

Até mesmo seu corpo pode sofrer porque esses sentimentos todos estão represados dentro de você, como vimos no post A surpreendente relação entre emoções e dores físicas.

É importante destacar que a ajuda de profissionais, como psicólogo ou psiquiatra, não é coisa de louco. 

Eu vou dar um exemplo para você. Tente se lembrar de algum momento desafiador para você,.

Pode ser um momento da sua vida que você se sentiu confuso, sobrecarregado ou sentia que não conseguiria passar por isso. Por exemplo:

  • Um divorcio;
  • A chegada de um filho;
  • Busca por um emprego ou uma promoção;
  • Mudar para um outro país;
  • A pandemia do coronavirus.

E se você tivesse tido a ajuda de uma pessoa para falar sobre todos os sentimentos e pensamentos que estavam passando pela sua cabeça?

Como teria sido essa experiência para você? 

Ter um espaço seguro e sem julgamentos onde você pode expressar suas dúvidas e inquietações traz alívio para o sofrimento que você está sentindo.

Falar tem um efeito terapêutico, e todos nós somos seres cheios de emoções.

Muitas vezes, essas emoções não são simples de lidar. Emoções como tristeza, medo ou a raiva são desafiadoras.

Contudo, você pode buscar compreensão do que sente através do atendimento psicológico e terapêutico.

 

2- Onde buscar ajuda psicológica?

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Portanto, se você tem dificuldade para falar com pessoas próximas sobre seus sentimentos em geral, uma ideia é tentar compartilhar seus sentimentos positivos primeiro. 

Quando você consegue compartilhar com pessoas queridas e próximas de você o que você sente, você aprofunda laços com essas pessoas e desenvolve mais confiança para expressar seus sentimentos. 

Por isso, tente começar com sentimentos positivos. Como por exemplo, você pode expressar:

  • A alegria por rever um amigo;
  • O seu afeto por alguém;
  • Que você está se divertindo;
  • Que você é grato por uma situação ou por uma pessoa;
  • etc…

Por outro lado, quando se trata de sentimentos negativos, expressá-los pode ser um desafio maior.

Principalmente porque dentro de você essa emoção pode estar causando confusão, incompreensão e dor.

E acredite, eu entendo o quanto essas emoções podem ser desafiadoras para qualquer pessoa.

Por isso, para reencontrar o bem estar e a qualidade de vida no seu dia a dia, buscar atendimento psicológico e/ou terapêutico é o melhor caminho. 

Eu entendo que muitas vezes, esse caminho pode exigir um esforço financeiro.

Existem profissionais em diferentes faixas de valores. Portanto, não se desanime se este for o seu caso.

E lembre-se que cuidar de você em primeiro lugar nunca se trata de gastos e sim de investimento.

Afinal sem saúde mental saudável , que qualidade de vida você acredita que terá em seu futuro?

 

2.1 Consultas online e atendimento gratuito: onde encontrar?

 

Alem disso, não se esqueça: Atualmente Existem  consultas online  com profissionais credenciados.

Para casos como depressão no Brasil, você pode buscar ajuda gratuita

através do SUS (Sistema Único de Saúde)

e dos CAPS (centros de Atenção Psicossocial). 

Além disso, confira nesta página do G1 onde encontrar

atendimento gratuito, online ou pagando “valor social”.

Esse dados acima são para quem vive no Brasil. Se você se encontra em outro país, busque se informar quais programas similares possuem em sua região.

E lembre-se, que a sua saúde é o maior bem que você tem, por isso, faça o possível para cuidar dela.

Combinado?

 

3- Quando buscar ajuda psicológica?

 

Portatno, é muito positivo para os relacionamentos ser capaz de falar sobre o que você sente. 

Porém, através do psicólogo – ou de um profissional da área terapêutica – você encontra alguém treinado para te ajudar a encontrar maneiras de lidar com suas emoções, com problemas e desafios.

Por isso, é importante compreender que a mente e as emoções precisam de cuidados tanto quanto o corpo.

Além disso, também é importante aceitar que às vezes nós simplesmente não sabemos o que fazer.

Não sabemos como lidar com muitas emoções, e sofremos ainda mais porque não buscamos ajuda.

E eu estou aqui para te dizer que você pode e deve buscar ajuda profissional.

Não sofra guardando seus sentimentos. 

Agora eu vou trazer alguns exemplos que indicam quando buscar ajuda psicológica.

  1. Quando você percebe que situações do passado “te perseguem”. Ou seja, você não consegue deixar o passado e seguir em frente. Também , quando você percebe que repete padrões e/ou erros do passado.
  2. Existe algum tipo de trauma causando dor na sua vida. Como por exemplo, abusos, perdas ou mesmo dificuldades financeiras podem ser as causadoras de traumas. 
  3. Se você está enfrentando abuso de álcool e drogas.
  4. Se você se sente desanimado, sem esperanças sobre o futuro e a vida. 
  5. Perante situações novas e desafiadoras com as quais você não está conseguindo lidar.
  6. Você se sente triste ou em grande sofrimento por muitas semanas.
  7. É importante buscar o quanto antes ajuda psicológica, pois pode se tratar de um quadro de depressão.
  8. Ansiedade, estresse e pensamentos negativos constantes.
  9. Alterações de sono, como não conseguir dormir o suficiente ou dormir exageradamente.

 

4- Por último

 

Para finalizar, eu entendo que é um desafio buscar ajuda e enfrentar suas próprias dificuldades e incompreensões.

Mas também é um caminho maravilhoso de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que vai trazer ferramentas para agir e aliviar o sofrimento.

Portanto, lembre-se que buscar ajuda não é covardia de maneira alguma. Mas, sim, um ato de amor por si mesmo e por quem você ama😍

E se desejar entrar em contato, deixe uma mensagem que vamos conversar. 

Ou se desejar atendimento comigo, basta clicar em SERVIÇOS e depois em AVALIAÇÃO INICIAL.

Um abraço da Lilian!

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